Total de visualizações de página

3 de junho de 2009

Personagens...Homero Largato..

Tive a alegria de conhecer em minha infancia,o Sr Homero Largato.Homem de multiplas funções,não se assustava com nada,e fazia de tudo um pouco para receber o dinheiro destinado ao sustento de sua familia.
Impressionante a sua alegria,vivia brincando,nunca o vi com a cara fechada.Tomava suas pinguinhas lá na Venda do Zé de Tote (meu avô)e exercia regularmente as funções de pedreiro, pintor,encanador,e fabricante de lamparinas...Isto mesmo,o sr Homero fabricava lamparinas a querozene,usando latas de oleo,querozene(latas de 20 lts)e vidros de xaropes.
Tampinhas de garrafa furadas no centro,e a introdução de um cordão de algodão,grosso davam o retoque final,sem contar as asas, que eram feitas de lata.
Cortava e dobrava as latas, e com um pouco de solda branca,estava pronta mais uma lamparina..
Mas esta profissão, era das horas ou dias de folga,pois seu Homero era pedreiro e pintor.
Polivalente,foram várias vezes que o meu avô,contratou o seu Homero para trabalhar,sem comprar nenhum material. Quando chegava,ia logo pegando a enchada,uma lata de querozene(20 lts),vazia,e pelas canaletas da rua de terra batida,procurava areia,que ia se misturar com cinza do fogão de lenha e virar massa de reboco.
Para pintar a casa, um pouco de barro amarelo(deste que faz telha),dissolvido em agua abundante,dava um bom acabamento.
Bom,mas para terminar meu avô gastava um pouco...ou comprava vermelhão ou Xadrez azul,para fazer o barrado das paredes,e pronto..Lá estava a casa nova em folha.
Esta homenagem ao Sr Homero pelo seu trabalho realizado,tem uma intenção maior,o de parabenizá-lo pela criatividade exercida naquela epoca,uma vez que hoje apesar de todos os recursos disponiveis,não reutilizamos quase nada,e além de aumentar os custos,esquecemos do Meio Ambiente.
Parabéns(in memoriam) ao sr Homero e ao meu avô.

Um comentário:

  1. Gomes, não conheci Homero Largato, mas é engraçado como várias pessoas falam dele como um tipo muito folclórico. Parecem que existem casos engraçadíssimos, quer dizer, alguns que imagino reais e outros inventados. Me contaram que ele foi construir um banheiro certa vez e foi erguendo as paredes em volta de si. Começou de manhã e foi subindo as paredes. Só que esqueceu de uma coisa fundamental: de fazer a porta...e ficou preso lá dentro. Seria legal se inventariássemos os casos do Homero. Aliás, seria legal se inventariássemos os casos de vários personagens incríveis. Teria de ser uma obra coletiva, colaborativa. Já imaginou a riqueza...

    ResponderExcluir