Total de visualizações de página

22 de setembro de 2009

Pedalando...

Dia 22 de setembro...Dia Internacional,ou Nacional, ou Local,não sei, para evitar dirigir veiculos automotores.
Em pról da ecologia, da economia,da burocracia, também não sei.
Melhor seria que o dia fosse destinado a conscientização do motorista.
Em algumas cidades que conheço, ou conheci,pois faz tempo que não as visito,tive a oportunidade de me surprender, ao colocar o pé na faixa de pedestres e ver o veiculo parar e me dar oportunidade para atravessar a rua. Infelizmente posso elogiar apenas duas cidades, uma em Minas Gerais - Sete Lagoas- e a outra a Capital Federal Brasilia, onde não se ouve nem businas.
Em João Monlevade ou aqui em Itabira, dificil é voçê ficar na calçada sem ser atropelado.Na rua então, nem pensar.
Faixas pintadas,placas informando sobre a travessia de pedestres,todas desconhecidas por motoristas e motoqueiros. Existe inclusive motorista que para na faixa,e oferece ao pedestre o direito de atravessar,porem sempre aparece um motoqueiro,que corre para fazer entregas,e esquece a travessia...conclusão-acidente.
Penso que em qualquer avenida, ou rua que não possua travessia independente de pedestres,quer subterranea,ou aérea,e que tenha um grande fluxo de veiculos,e não possua semaforos, deveria ser monitorada por um guarda de transito,por um periodo e explicando os motoristas a necessidade de respeitar os pedestres.
Existem pedestres imprudentes, isto é certo,mas também podem ser alvo de conscientização. Ninguém merece morrer neste transito caótico como o que existe atualmente em nossas cidades
Não existe justificativa para acidentes de veiculos dentro das cidades,basta o respeito mútuo entre pedestres, motoristas e motoqueiros, e para que isso ocorra acho que basta conscientização. Em cidades maiores, como João Monlevade, Itabira,a gente verifica esta imprudencia.Mas em Alvinópolis cidade com um número reduzido de veiculos,e com um número alto de bicicletas, acidentes entre veiculos e pedestres ou ciclistas torna-se mais grave,principalmente um que presenciei em frente a portaria da Cia Fabril,onde o fluxo de funcionarios é muito grande na portaria da empresa.
Redutores de velocidade,avisos sobre a necessidade de reduzir a velocidade deveriam ser obrigatórios, desde a portaria da Bio Extratus, até a porta da Apae,visando diminuir acidentes,e motoqueiros deveriam ser conscientizados,e até multados caso necessário,pois veiculos até respeitam redutores...motoqueiros não.
Como ter um dia sem veiculo,se os que andam de veiculos insistem para que voce não consiga nem atravessar a rua ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário