Total de visualizações de página

18 de janeiro de 2010

Tempos Modernos/ Carnaval 2010

Informo aos leitores e amigos internautas.que o acesso á Página Bambas do Gaspar no site Dzai,é a seguinte;

hhtp://www.dzai.com.br/alvi/blog/bambasdogaspar


Gomes

16 de janeiro de 2010

MULA SEM CABEÇA....

Mula sem Cabeça,é mais uma criatura fólclorica,a exemplo de Saci Perere,Negrinho do Pastoreio,entre outros,de várias partes do Brasil. Mas no meu tempo de criança,esta figura fólclorica ajudou meus pais, a me colocarem em casa mais cedo, principalmente na Quaresma.
Nas Quartas e Sextas feiras então, era o dia do bicho,incluindo a quarta de cinzas,no final do carnaval. Havia vizinhos, que juravam de pés juntos ,que haviam visto tal animal.
Como sempre morei na Rua Fonseca,a pracinha em frente ao Ledes, era o alvo principal da Mulinha.A praça não tinha nenhuma infra-estrutura, apenas um campinho de grama, onde aliás nunca vi o Tom João jogando; mas tinha algumas peladas com Nonô Gatão, Josias de Sô Raimundo de Juca,Serrão,entre outros, muitos já estão no time de São Pedro.
A Mula,não tinha cabeça, mas atacava qualquer um que passasse pela rua,e até mesmo,quem abrisse a janela para averiguar tal fato.
Não se tem noticia de nenhum ataque da Mula,nem de ninguem que abrisse a janela para verificar a sua autenticidade,mas várias pessoas afirmavam a existencia da Mula,e que a tal hora da madrugada ela estava presente,relinchando,batendo os pés, e pasmen, até pastando.
Isto para min,sempre foi um jeito facil de aliciar,principalmente as crianças,mas quem poderia questionar com os adultos áquela época ?
Com medo da Mula, é claro,antes das dez , eu já estava em casa . Diferentemente da juventude dos dias atuais,que chegam em casa por volta das seis da manhã,e na maioria das vezes nem explicam onde passaram a noite . Hoje vejo vários pais culpando a sociedade,as festas
ás drogas,e quem sabe lá o que,por seus filhos chegarem em casa tarde e sem explicações.Infelizmente os tempos mudaram.Hoje em dia,histórias de Mula sem cabeça, Saci Perere,e outros não funcionam. Temos de nos adaptar,e conseguir a confiança de nossos filhos,para que o que façam,sejam transparentes,e assim permitir nosso acompanhamento.
Devemos também ser transparentes,para sermos confiaveis,e somente assim vamos descobrir o que realmente os mesmos fazem.
No caso da Mula sem Cabeça,recebi até orientação,que em caso de dúvida,bastaria abrir a janela,jogar um pedaço de um terço(terço de oração católica),que a Mulinha amanhecia contando áquelas contas, até conseguir preencher um Rosário(também da Igreja católica).
Como não se tem noticia que alguém fez,ou conseguiu tal proeza,restou,no meu tempo acreditar na trágica estória. Hoje temos de mudar os conceitos.e Sem Mulas,Sacis,Negrinhos e outros.

13 de janeiro de 2010

11 de janeiro de 2010

POBRE NÃO TEM VEZ......

Leio com frequencia,jornais e revistas,acompanho a mídia falada e televisada,e nas colunas sociais,só se falam de gente famosa.Gente que ás vezes não conheço,ou que não seja ainda muito famosa, mas possui sobrenome de famosos. Talvez seja, porque pobre não dá Ibope.
Até aqui no interior, os jornais itabiranos, não dão nenhuma ênfase para pobre. Recentemente,foi eleita uma senhora.de classe média baixa, para presidir uma associação também da classe média baixa,pois trata-se de uma Associação que reune os Sindicos e Condominos de Conjuntos Habitacionais,e a nota da posse, não passou de poucas linhas. Poucos dias depois,houve uma denuncia de compra de votos,nesta mesma eleição, e a pagina do jornal inteira destacou o fato.
Via de regra, é assim mesmo. Pobre aparece nas paginas policiais, e ricos ou detentores de sobrenomes famosos, nas colunas sociais.
Mas, estou falando isso após ter lido em reportagem da Revista Isto è,que blogueiros estão sendo processados,sem ao menos terem o direito de se retratar,quando mencionam nomes de famosos,e os mesmos entendem que foram ofendidos moralmente. Ora, o pobre não escreve a sua opinião em jornais e revistas,não possui espaço no rádio nem na televisão,e quando aparece um canal onde o mesmo pode se externar,cria-se a expectativa de ter de ficar calado.
Ainda inexisten leis brasileiras,especificas para a internet, também entendo que ninguem pode sair denegrindo a imagem de quem quer que seja,porém entendo que tendo ocorrido algum deslize,as pessoas tenham o direito de se retratar,se defender,aliás,como é o caso de jornalistas que ás vezes publicam noticias inveridicas,e se retratam,tão logo são notificados.
Mas quando trata-se de noticias verdadeiras, ou fatos ocorridos com o autor do blog,ou seus familiares,não vejo motivos que o impeçam, de tornar público o fato.
Ah! E antes que eu seja processado,esclareço,que o titulo acima não se refere a todos os blogueiros, apenas a minha pessoa,e alguns amigos que conheço e que possuem neste meio de comunicação,a unica forma de expor as suas ideias,sugestões, etc.

5 de janeiro de 2010

POLITICOS E COMERCIANTES

Sou obrigado a Votar...Nunca fui obrigado a Comprar. Nesta primeira frase,elimina-se pelo menos cinquenta por cento,do comparativo entre estas duas classes sociais.
Mas os politicos, nunca deixaram de ser comerciantes,ao contrário de muitos comerciantes,que não são politicos.
Alguns comerciantes,é certo, são politicos,principalmente quando possuem boas reservas,e que possam financiar várias campanhas,independentemente de partido,religião,etc,etc, e que em qualquer situação, vão receber de volta o valor investido, e com bastante correção.
Todos os politicos,sem exceção,são comerciantes. Ninguem consegue se eleger com recursos próprios,em qualquer esfera politica.Isto faz com que o politico seja um grande comerciante.
Infelizmente,analisando por este angulo,verificamos que todos os politicos são corruptos,e todos os eleitores também. Vendemos o nosso voto, em troca de coisas BANAIS, que em várias situações poderiamos adquirir com nossos parcos recursos.
Entendemos ás vezes que uma boa administração,independente de partidos politicos,seja um grande favor do administrador.
Grande engano. Temos que análisar, independente do partido politico,a capacidade administrativa do candidato que vamos eleger,uma vez que o mesmo possui salario compativel com o cargo a ser exercido.
Infelizmente,seja a pessoa boa administradora, ou não,vai receber por um certo periodo sálario compativel com a função a ser desempenhada.
Salarios , estes pagos com nossos impostos,tanto na esfera municipal,estadual, quanto federal.
No mundo capitalista que vivemos, infelizmente não devemos a ninguem, favores,quer sejam politicos,comerciarios,bancarios,etc,etc. Pagamos,e muito pelos serviços que recebemos.infelizmente,não buscamos os orgãos de defesa do consumidor,pelos serviços,que nos são negados.
Em qualquer esfera,seja comercial, ou pública temos os nossos direitos.Temos de buscá-los,sem temer AMEAÇAS. No interior,principalmente, é normal os politicos questionarem a sua opção partidária, visando a concessão dos beneficios,que são direitos adquiridos de todo cidadão.
Abro um parenteses, para elogiar a Administração Galo Indio, principalmente no que tange a saúde.Tudo que vi,e ouvi a respeito,elogiam a atual Administração,como um marco na recuperação da moralidade da saúde alvinopolense.
Mesmo elogiando o PREFEITO GALO INDIO, penso que seria obrigação de todo administrador,a questão de saúde,de educação,infra-estrutura,e desenvolvimento da cidade administrada pelo mesmo.Todos ganham sálarios para exercerem suas funções, inclusive os vereadores.
Se me perguntarem a respeito dos administradores anteriores,que nada fizeram,respondo, deveriam ser demitidos, ou melhor, não votados para as próximas administrações, ou eleições.
No ambito comercial,voce como proprietario de uma empresa, iria contratar um imcompetente para administrar a sua empresa? Então porque votar em um incompetente para administrar a sua cidade,estado ou país avaliando apenas o seu pérfil comercial do candidato?

Penso que o Ministério Público,deveria intervir,e buscar equacionar o problema dos financiamentos de campanhas politicas,que a meu ver,deveria ter apenas recursos do TRE para os candidatos,eliminando o comercio atualmente existente em pról de candidatos.
Que, sabe no futuro teremos eleições mais transparentes....