Total de visualizações de página

27 de março de 2010

VICE DE PESO

Sempre existiu um grande Tabú,sobre a figura do vice.Até perguntas sobre a necessidade de vice,já foram questionadas.
Nas empresas,o vice tem o seu papel,além de representarem o presidente em eventos internos e externos.Comungam o mesmo ideal,quer seja,o de uma boa administração para a empresa,buscando resultados satisfatorios para os acionistas,e uma boa performance da empresa no mercado. O fato também de comungarem o mesmo ideal,esta explicito nas normas e regulamentos da empresa,com funções distintas,para todos os executivos.
Na area publica,ao que parece inexiste normas,o que faz com os politicos-chefes,se julguem donos da situação,e não delegam nada.Montam o seu secretáriado,embasado muitas vezes nos nomes politicos,e se esquecem da qualidade profissional dos mesmos.
Raramente,pessoas de visão empreendedora,administradores natos,costumam ganhar seu espaço. Temos atualmente dois candidatos com este perfil.Trata-se da presidenciavel Dilma e do candidato ao Governo de Minas, Antonio Anastasia.
Muitas vezes as brigas entre os titulares dos cargos e seus respectivos vices,são por motivos futeis,ás vezes por ciúmes,ou por cumplicidade com outros politicos mais velhos,insatisfeitos com o potencial do vice,e por medo de entregarem a sua representatividade a outros,e cairem no ostracismo.
Felizmente,as velhas raposas estão aposentando,não por conta própria,mas por não conseguirem consiliar seus pensamentos e projetos com os novos eleitores.
Vamos aguardar,e ver os resultados das eleições 2010.

20 de março de 2010

CONJUNTO ARQUITETONICO

Vários imoveis foram destruidos em Alvinópolis,para dar lugar a novas construções,e até para criar mais um lote, vago.A serraria do Sr André,o cinema do Miltinho,entre outras no centro da cidade,e alguns imoveis da parte alta da cidade,como o cinema,a cadeia pública,o casarão da subida da matriz.
Felizmente,foram preservados alguns imoveis,como o Prédio que abriga a Câmara Municipal,o da Fundação Bio Extratus,e outros cujos moradores se dispuseram a conservar.
Mesmo existindo leis que beneficiam os municipios,onde estão localizados construções que devam ser preservadas,o que se vê em várias cidades,e também em Alvinópolis,é a falta de incentivo para tal.
Leis que punem os proprietários, existem aos montões;mas que obrigam os orgãos municipais a dar assessoria e até condições financeiras para a manutenção destes imoveis, muitas vezes deficitários, inexistem.
Os beneficios existentes, pela preservação do patrimonio histórico,são recebidos pela Prefeitura Municipal,que ao meu ver,deveria ser repassado aos proprietários de imoveis,visando sua preservação.
Construções antigas,como o Sobrado dos Vieira (neguinho),o casarão em frente a casa de Nicolau de Da.Vivina,O sobrado em frente a casa de dona YaYá,entre outros,merecem atenção especial do Poder Público.
A população Alvinopolense,têm de se mobilizar,para a preservação de sua história,aliás,como fazia a saudosa NiNita, da Rua de Cima.
Para buscar recursos,vamos sugerir a atual Administração Municipal,mais interesse pela cidade.Vi recentemente,o interesse da Vale,em construir uma Siderurgica em Minas, e o Prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, saiu na frente,entrevistando um alto funcionário da Mineradora,e questionando,talvez oferecendo alternativas para a viabilização do empreendimento,no seu Municipio. Administradores existem para buscar o crescimento e viabilidade economica de uma empresa, orgão, e Municipio,Estado,etc.E o Prefeito de Alvinópolis,tem, de participar da contenda,mesmo enfrentando prefeitos de peso, como João Izael, Timbira,Nozinho,Abade,etc;etc.
AVANTE ALVINÓPOLIS.

12 de março de 2010

Naquela Mesa.....

Naquela mesa,tá faltando ele,e a saudade dele, tá doendo em mim.
Uma frase de efeito saudosista,mas que mexe com o sentimento das pessoas.Lembrar que vivemos e convivemos com pessoas que se mudaram para o outro lado,intransponivel, para os humanos,e sem retorno para os que se foram,causa um grande impacto,principalmente quando verificamos a impossibilidade de comunicação formal,e a necessidade que ás vezes temos de ouvi-los.
Na familia,na sociedade,na cidade,estado,país e quem sabe até no Mundo,existiram pessoas que vez por outra,gostariamos de formular uma pergunta,ouvir a resposta,e quem sabe colocá-la em prática. Pessoas inteligentes,de alto conhecimento da vida e de assuntos relacionados ao dia a dia,que nos privaram de seu convivio,quando partiram.
Em nossa existencia,convivemos também com pessoas,que nada acrescentaram,mas estas já estão descartadas desta cronica.
A sensação de falta,sempre será atribuida ás pessoas que somaram,e que nos ajudaram de uma forma ou de outra,a trilhar nossos caminhos com dignidade e respeito aos nossos semelhantes.
Na verdade,buscamos a imortalidade para nós,e para as pessoas que gostamos,e esquecemos que todas as pessoas buscam o mesmo que nós.
Um dos grandes diferenciais do ser humano,é crescer sem abandonar o passado. Quando julgamos que temos capacidade para exercer qualquer função,sem auxilio dos amigos,dos conselhos ministrados pelos mais experientes,temos o fracasso batendo á nossa porta.
Entre os vários conselhos que ouvi na minha infancia,e que tenho me baseado em vários,para a minha sobrevivencia,lembro do Sr Dimas, paí do Prefeito João Galo Indio,quando o
vi esmerilando uma valvula de caminhão...``Tem de esmerilar, só assim voçê consegue que ela funcione corretamente´´.
Transportando esta frase para as pessoas,entendo que antes de descartá-las,temos de ´´esmerilá-las´´pois somente assim descobriremos o valor destas pessoas,que muitas vezes criticam,com o objetivo de ajudar, e não de destruir.Quem sabe, uma oportunidade não será suficiente para que estas idéias,sugestões,sejam incorporadas ao nosso dia a dia,e nos auxilia em nosso trabalho,trazendo grandes beneficios,quer seja pessoais,ou coletivos.
Ao descartar uma pessoa,ou uma idéia,somente porque foi criada por um inimigo politico,ou por alguém que julgamos imbecil,estamos descartando,não só o sonho da pessoa,mas uma oportunidade única de realizarmos algo diferente,que sem dúvida marcara para sempre a nossa existencia.
As pessoas que estavam naquela mesa, em alguns casos,mesmo quando a gente nem existia,ou que as lembranças sejam bem vagas,deixaram mensagens,em alguns casos repassados pelos nossos familiares, ou amigos,que deveriam ser analisados,não como pensamento de adversários politicos,muito menos de inimigos,mas como conteudo para analise do nosso dia a dia.
Ao meu querido pai,que já esteve naquela mesa,minhas saudades.....