Total de visualizações de página

30 de abril de 2010

Politicagem.....

Felizmente, as pessoas que são beneficiadas,e as que entendem o bem que o beneficio traz para a classe social menos favorecida deste país,elogiam o Presidente Lula.

Qualquer pessoa pode falar que ele não tem cultura,que se expressa mal,talvez até que deixou coisas acontecerem,sem o seu conhecimento,mesmo porque em nenhuma falcatrua foi provado o seu envolvimento,mas que fez um excelente governo, isto fez.

Qual dos seus antecessores, com exceção de JK,conquistou um indice de satisfação e popularidade,igual ao Lula ?

Infelizmente na politica,não se cultua os feitos governistas, mas os seus erros. Mas mesmo que a oposição tente denegrir a imagem deste ilustre brasileiro,jamais conseguirá tirá-lo da história.

Concordo em genero, número e grau,que a candidata a substituir Lula, está muito aquém de ter cacife politico, e passado honroso;mas e o Serra possui o que ?

Ainda penso que votaria sem nenhum constrangimento em Aécio Neves.Mas os caciques não concordam que mineiros assumam o poder.

Todos os partidos,possuem pessoas comprometidas com uma séria administração pública,mas infelizmente alguns correlegionários advogam em causa própria,e prejudicam o partido, o Estado e o País.

Sem Aécio, alguns olhos se voltaram para o pré candidato Ciro Gomes,que foi degolado, antes de iniciar sua trajetória, isto em nome de cargos a serem conquistados por seu partido,e defensores dos cargos a serem distribuidos.

Na verdade, uma vergonha a politica brasileira. Penso que como existe o segundo turno, porque não deixar que qualquer pessoa,com cacife politico ou não,se candidatasse ao cargo,e após a primeira votação,definindo-se os dois majoritários,se fizessem a composição.

A composição partidaria,feita antes,fatalmente leva ao pleito dois candidatos majoritários,sendo que um deles será o eleito,e não responderá, nem pela metade dos eleitores,pois representará apenas pouco mais de 50 p/c dos votos válidos ,.

No caso do Brasil,teremos um duelo entre Dilma e Serra, em Minas teremos Anastasia versus o ex Ministro das Comunicações Helio Costa.

Se mais candidatos de peso, participassem do pleito,a disputa certamente ocorreria mais democraticamente,e pessoas não comprometidas com os atuais governos, empresários,etc, poderiam ter chances reais de participarem da Democracia.

Eleitores, ainda podemos mudar.Voto Distrital, é uma proposta excelente,e votos sem vinculos ao candidato,mas ao partido podem mudar a politica brasileira.Vamos analisar de um modo global, as propostas de um partido,votar, e cobrar do próprio partido as realizações.

Basta de candidatos, eleitos, que não conseguem cumprir sua missão,e culpam os ex- administradores, oposição,e tudo mais pelo seu fracasso politico.

Alguns politicos,mesmo os analfabetos em politica,deveriam buscar inspiração em governos que realizam,e que se mantem com alto indice de aprovação,pois podem aprender alguma coisa.

Chega de auto realização. Vamos buscar a realização do povo sofrido, deste país.

Lula e Aécio já deram o recado.

28 de abril de 2010

Empresas e Politicos

Fui questionado por um leitor deste blog, os motivos de escrever contra os politicos.
Respondi que não escrevo contra politicos,ou quem quer que seja,apenas coloco minha opinião sobre assuntos polemicos,e que muitas vezes não interessam aos maus politicos .
Pelo meu humilde jeito de ver as coisas,entendo que politicos,de qualquer cargo,deveriam priorizar projetos que fossem de interesse de maior número de pessoas possiveis,e com economia,visando gastos com vários projetos.
È assim que funciona na iniciativa privada. Deve-se atender bem o cliente,no caso do poder público, o contribuinte ; cobrar o que for devido,e aplicar em projetos de expansão da empresa,os lucros auferidos,no caso do poder publico,buscar os recursos necessários para o desenvolvimento da cidade,e de seus municipes .
Acabei de chegar,de uma reunião com o Diretor,e o Superintendente ,responsaveis pela área que trabalho.
Em todas as reuniões,alguns assuntos são frequentes, tais como: metas altas,cidades com baixo poder aquisitivo,e até problemas de sistema. Alguns Gerentes, culpam a cidade,outros culpam a empresa,por manter padrões mais altos,nas exigencias.
A resposta do meu Diretor,a estes questionamentos foi bastante objetiva- Existem pessoas com curva ascendente,em qualquer lugar que for designado para trabalhar, outros com curvas descendentes,no melhor lugar que for trabalhar.
Com relação ás dificuldades encontradas,elas existem para todos.Se uns conseguem sobressair,é por causa da competencia individual,e também a competencia em gerir talentos. Por esse motivo, a empresa não aceita desculpas pelas administrações mal sucedidas.
Voltando ao caso politico, não vejo diferenças. Todos são remunerados para administrar e fiscalizar administrações,caso dos vereadores,sendo que deveriam individualmente,prestarem contas de seus feitos, periodicamente. Existem cidades, e Estados,que se comparados financeiramente, são bastante iguais,mas as realizações possuem grandes divergencias.
Trata-se da competencia do administrador, e de seus auxiliares. Pagamos para ter um administrador municipal, pagamos para ter uma camara de vereadores,que deveria além de outras atribuições, fiscalizar o executivo, isto no caso municipal, e não enxergamos nada que seja feito. Tá na hora de tomar outras providencias, como acionar o Ministério Público,para verificar como andam as contas,aliás PÙBLICAS,ou deveriam ser PÙBLICAS.
Penso que todo ocupante de cargo público,deveria cumprir melhor a sua função,fazendo jús ao salario que recebem.

24 de abril de 2010

Progresso e Politica

Por mais que eu tente entender,ainda não consegui chegar a lugar algum.

Com relação ao Progresso - Para crescer,progredir,atender aos municipes,a cidade precisa de arrecadação de impostos.Estes municipes só vão pagar impostos,se tiverem empregos,e para terem empregos, é necessário empresas.

E é exatamente neste caso,que acontecem as críticas.Aqui em Itabira,a Vale do Rio Doce é acusada de tudo,menos de participar do progresso da cidade,e de gerar empregos e recursos.

Não é diferente em João Monlevade,com criticas a Arcelor Mital,e até na pequena Alvinópolis,onde não se poupam críticas á Fabril Mascarenhas, pela suposta poluição ambiental.

A pergunta que se faz, é a seguinte= Itabira seria uma cidade polo,com seus 130.000 habitantes,sem a Vale? João Monlevade teria se emancipado de Rio Piracicaba sem a Belgo ?

E quantos habitantes teria Alvinópolis,sem a Fabril,Bio extratus, e outras empresas ?

Quantas cidades gostariam de ter a Vale,Belgo,Fabril,Bio Extratus localizadas em seus municipios ?

Empresas existem para gerar lucros para o capital investido,ao contrário das Prefeituras e orgãos municipais,estaduais e federais,que existem para prestar serviços ao povo.

Com relação á politica, acontece totalmente o contrário. Deputados que gastam 1.500,00,somente em alimentação própria em um único dia; outros que conseguem pagar r$199,00 por minuto de publicidade em uma FM ( o normal é de 10,00 a 35,00),notas falsas,e outras mazelas mais. E não estão distantes. Segundo o Jornal Estado de Minas, Mauri Torres,Juninho Araujo, José Santana,Ronaldo Magalhães, e outros votados na região,participam da quadrilha.

A diferença entre progresso e politica,é que enquanto as empresas e seus beneficios,são criticados pelo povo, os politicos e suas corrupções são elogiados,e votados novamente nas eleições.

Não penso que empresas devam poluir sem nenhuma punição,mas também acho que politicos deveriam ser punidos com ausencia de votos nas urnas, uma vez que dificilmente um politico é enquadrado e passa a responder por processos sobre gastos do dinheiro público,usados indevidamente.

Eleitores, vamos acordar...

21 de abril de 2010

NÓS, OS ELEITORES....

Em politica,destacam-se treis classes,A situação, a oposição, e os eleitores. Para alguns ainda existe a classe dos que ficam em cima do muro,ou seja,não são situação,oposição ou eleitores, muito pelo contrário...
Com raras exceções,quem não é situação,ou oposição, não é ouvido,não tem voz,não podem opinar,nem ao menos fiscalizar áqueles que recebem salarios para administrar.E são exatamente áqueles que ajudaram o politico chegar ao poder.
Penso que a situação, em qualquer fase, ou esfera de governo, deveria valorizar muito mais o eleitor, esquecendo um pouco a oposição.
A oposição existe para criticar o que não foi feito,o que deveria ser feito,ou os motivos como está sendo feito. Não existe em ninguém da oposição, disposição para reconhecer os acertos dos politicos da situação.
Ao contrário dos eleitores,que valorizam o que está sendo feito pelo atual administrador.
Digo isto,para cobrar transparencia de vários politicos,que passam o tempo criticando a oposição,esquecem-se dos eleitores,e fazem uma administração pior do que a administração criticada.
Temos hipócritas,por todo lado. Desde o Prefeito e do Governador do Rio, chorando a perca de royalties,referente ao petroleo,do Patrus Ananias e o ex prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel,se digladiando para ser candidatos derrotados ao Governo de Minas,Do Prandini em João Monlevade,nadando em Rio contaminado,para aumentar seu prestigio politico, que anda em baixa. Até assessores de seu governo andam criticando politicos dos partidos que compõe a base governista.
Em Alvinópolis, pelo que leio pelo site, não está diferente.A oposição critica tudo. E agora até a situação,esta pedindo uma CPI. Tenho muito respeito e admiração pelo Sr Adair Alves Rola, o popular Dico,e penso que o mesmo,por ter passado várias administrações á frente do poder em Alvinópolis,sem passar por nenhuma investigação,tem crédibilidade suficiente para fiscalizar qualquer mandátario,na cidade.
Li,pelo blog do Guilherme Assis,noticias sobre a cidade, e pude observar que a defesa estampada nos comentários,é infinitamente menor,do que os que concordam com o escrito.
Penso, inclusive que o vice-prefeito de Alvinópolis,deveria tomar uma posição mais agressiva,com relação aos fatos que foram denunciados na camara de vereadores,sob pena de ser enquadrado como coadjuvante.
Infelizmente, conheço o Galo Indio desde a infancia,apostei todas as fichas na sua administração,consegui vários votos para a sua eleição,mas não estou visualizando uma administração transparente, com informações convicentes á população,ou seja aos eleitores,responsaveis por colocá-lo no poder.
Ainda há tempo para mudança de atitudes.Pode-se criar um site da administração municipal,informando o que está sendo realizado,e respondendo ás criticas feitas.
Ètica, transparencia,e boa informação,não faz mal a ninguém.Os eleitores agradecem.

9 de abril de 2010

ATUALIZAÇÕES.

Atualizar...esta não é mais a palavra de ordem.A palavra de ordem atualmente,é Sustentabilidade. Mas, sustentabilidade,é válida para quem se atualizou.De nada vai adiantar buscar a sustentabilidade,em projetos não realizados.
Casos de empresas que se atualizaram,de governos e entidades que buscaram dia a dia enquadrar seus programas ás mudanças definitivas,impostas pela sociedade,e pelo capitalismo.
Quem não muda, permanece no ostracismo.Não adianta diálogos,sem ações.
Não adianta buscar o futuro,sem ter realizado alguma coisa no passado.
Por ocasião dos eventos carnavalescos em Alvinópolis,observei pelos comentários dos internautas, a falta de estrutura da cidade,para receber visitantes.Hospedagem, estacionamentos,ou seja uma infra-estrutura adequada para receber turistas,admiradores,e até de Alvinopolenses ausentes.
Insisto exaustivamente em repetir,que itens como Rodoviária,Um Ginásio Poliesportivo,uma estrutura em Segurança Pública,que inclua informações turisticas e apoio ao turista,inclusive no caso de ocorrencias policiais,são necessárias para a tranquilidade dos visitantes.
Agora vem o Festival da Canção.A qualidade das apresentações fica totalmente prejudicada por ser evento a céu aberto.Sou bastante incentivador,e torcedor de artistas que buscam um lugar ao Sol.Mas o evento realizado em um local com acústica,e sem a perca da sonoridade,vão contribuir em muito para o sucesso do evento.
Não entendo,como os politicos Alvinopolenses contribuem para a cultura,e pela sociedade,admitindo a realização de um evento do porte do Festival da canção(30 anos) realizado na maioria das vezes a céu aberto,sujeito ás intemperies da natureza,quer seja na Praça São Sebastiao,quer seja no Parque de Exposições, no Colégio,etc,etc.Parece-me, que hum ou dois eventos foram realizados na sede do Alvinopolense.
Também, não entendo o porque de Alvinópolis até hoje, não possuir um ginásio poliesportivo,uma Rodoviária,uma Cadeia Pública,etc, etc.
Não vou falar mais de faculdade,pois a sustentabilidade hoje em dia, permite que as escolas de nivel superior,mantenham cursos á distancia.
Já temos também cadeia pública á distancia...Rio Piracicaba, João Monlevade e Itabira,atendem aos cidadãos Alvinopolenses.
Quem sabe no futuro, realizamos o 31º festival da canção em J.Monlevade,pois o sec de cultura da cidade ,é Alvinopolense e um dos fundadores do festival de Alvinópolis.
Quanto á Rodoviária, isto a gente já sabe...tanto faz o prefeito ser do PMDB,PFL,PT,PR,PTB,e qualquer outro existente,nunca sai.Sempre vai existir um dono de bar, que é parente.