Total de visualizações de página

24 de julho de 2010

FESTIVAL DA CANÇÃO

Decorridos 34 anos do inicio de uma saga, com 30 eventos realizados,sucesso na cidade,e no Estado de Minas Gerais, com participações de quase todos os Estados Brasileiros, evento reconhecido por vários profissionais da música,que normalmente participam do evento, ainda não possui um local destinado a sua apresentação.
Penso, que na minha cidade natal, existem músicos, poetas,pessoas que muito se preocupam com eventos musicais e culturais,mas infelizmente,não tem nenhum politico,que se interesse pela cultura da cidade. Pessoas incentivadoras da cultura quer seja musical,escrita,e artesanal,merecem mais apoio do setor público. Uma verba pública a mais destinada a estes eventos,sem dúvida nenhuma trará retorno financeiro ao municipio.
Não temos um festival de inverno,igual a Itabira,João Monlevade,Ouro Preto, Diamantina e outros municipios;porém deveriamos incentivar e valorizar o que pode ser feito,em termos de recursos da cidade. Não acredito,que um projeto bem elaborado não consiga apoio de governos estadual e até mesmo Federal, visando pelo menos a construção de um Centro de Eventos na cidade,talvez um Ginásio Poliesportivo,com alguma infra-estrutura,para abrigar eventos dos Festivais da Chita e da Canção.
Cidades bem menores,com muito menos eventos,já possuem este Elefante Branco,que de vez em quando abrem para a realização de promoções.Bom Jesus do Amparo,São Gonçalo do Rio Abaixo,prata,entre outras cidades já foram beneficiadas. Onde estão os politicos Alvinópolenses ?
È dificil, para um publico cativo do Festival da Canção, permanecer em pé, sob sereno,frio, e até algumas gotas de orvalho ou chuva mesmo,prestigiando o evento. Politicos da cidade,deveriam comparecer ao evento,e se comoverem das condições impostas aos incentivadores da cultura local.Não é fácil prestigiar um evento,quando não se tem a minima condição de conforto. Quem sabe, no 31º Festival da Canção,teremos um espaço com mais conforto para a plateia,e mais acústica para os músicos.Vamos torcer.

16 de julho de 2010

MARCADO PARA MORRER

Não tenho principios,que me levem a defender bandidos,quer sejam ladrões,assassinos,traficantes,trambiqueiros,e até alguns politicos,que se enveredam pela marginalidade. Mas tenho,como cidadão, a obrigação de cobrar uma postura mais energica e eficaz,tanto dos orgãos governamentais,quanto das entida-des,que se intitulam assistenciais,e que na verdade,recebem dotações orçamentárias,que são destinadas apenas aos seus fundadores,repassando pouca coisa,ou nada para a finalidade que foi criada.
Casos dos Conselhos tutelares, e outras entidades disponiveis a ajudar a criança e ao adolescente,que muitas vezes falham grosseiramente em suas missões.
Um jovem, de apenas 17 anos,foi brutalmente assassinado,na porta da sua casa,nesta semana,aqui em Itabira.Todos os jornais da região, noticiaram o fato.Todos,sem exceção,colocaram a culpa neste jovem, pelo seu assassinato.As manchetes,informavam,que ´´ele´´ era o terror dos itabiranos,que entrava nas casas,mesmo com o proprietário presente,que lanchava,que usava o banheiro,que era magro e por isso passava com facilidades pelas janelas,que mal saia da cadeia,já estava furtando novamente,que era drogado,e coisa e tal.....
Alguém ofereceu a este jovem, outra oportunidade a não ser roubar para satisfazer o seu vicio,no consumo de pedras de crack ? Com relação a alta periculosidade do jovem, pelo que sei, o mesmo jamais andou armado,nem com facas ou canivetes,muito menos com armas de grosso calibre.Enfrentava o assaltado,quando descoberto,sem esboçar reação agressiva, mesmo porque era muito franzino e debilitado pela droga. A sua morte prematura,talvez trouxe satisfação para a policia,que estava cansada de registrar suas ocorrencias,talvez para alguns cidadãos incautos,que ainda acreditam ser possivel sair e deixar a casa aberta,ou para os traficantes,cansados de receber produtos de pouco valor em troca de pedras de crack.
Sendo o crack,uma droga barata,melhor vender do que trocar,pois muitas das vezes pode ser taxado como receptador,o feliz vendedor de droga.
Concluindo, penso que para um jovem desestruturado familiarmente,a sociedade como um todo,poderia ter ofertado coisa melhor.Uma casa destinada a viciados,um psicologo,enfim, um caminho que proporcionasse uma reabilitação. Prendendo e soltando,sem oferecer nada em troca,fatalmente os vendedores do mundo do crime,vão estar aguardando novas compras.Quem sabe,algum dia possamos ajudar as pessoas sem buscar nada em troca,nem votos. Investindo mais no ser humano,podemos tornar o mundo mais humano.Precisamos ser menos individualistas e buscar mais a satisfação coletiva,pois só assim podemos mudar um pouco o triste destino dos MARCADOS PARA MORRER.

9 de julho de 2010

atchim......

Após o fiasco na Copa,a demissão do Dunga e toda a equipe,tinha de haver alguma sugestão,mesmo sem imposição,como foi o caso.
Foi de responsabilidade do LULA, a sugestão de trocar o presidente da CBF,e também da FIFA, pelo menos de oito em oito anos. Apesar de não ser um orgão governamental,a CBF,também não é uma propriedade particular,e só mantém o presidente e sua diretoria,com negociações feitas com os presidentes de clubes,estes sim muitas vezes mantidos com recursos públicos.
Muito boa a colocação do Presidente. Penso que mudanças devem acontecer com frequencia,em entidades representativas de classes da população. Como temos a oportunidade de eleger politicos,presidentes,Deputados,Prefeitos Governadores,Vereadores,também as entidades, principalmente as financiadas pelo poder público,deveriam ter em seus estatutos,uma clausula de impedimento,em caso de administrações,sem sucessões.
É de suma importancia a participação das pessoas que diretamente ,ou indiretamente financiam os projetos,as realizações,quer sejam pessoas fisicas, juridicas,ou orgãos governamentais.Afinal,é para elas que feito o evento.
Em qualquer empresa privada,a voz do dono, é sem dúvida a voz do povo consumidor,captada através de pesquisas de produtos, atendimentos,e de satisfações pessoais.Muito importante dar ouvidos à Ouvidoria e ao SAC.
Qualquer funcionário,quer seja do alto escalão ou não,terá de cumprir as diretrizes da empresa particular,principalmente no quesito de atendimento ao cliente,sob pena de mudar de função,ou ser até sumariamente demitido.Quem obviamente não será demitido,será o proprietário;mas se não investir no consumidor,fatalmente perderá o seu emprego e capital investido.
Por isso,penso que a substituição de presidentes de orgãos,em prazos determinados,será de bastante valia,para a entidade,ou,na pior das hipotéses,uma consulta através de Sac,ou Ouvidoria,aos consumidores.
Valeu Lula, pela sugestão.

3 de julho de 2010

Dunga,Soneca, zangados,e branca de neve.

Incrivel.Mas para nós ,sonhadores,o conto de fadas acabou. Estavamos aguardando um final mais feliz para esta estória infantil.Não deu...
Incrivel também imaginar,que temos sonhos,que apesar de se tornarem pesadelos em curtos espaços de tempo,acabam durando mais que o normal,principalmente,em casos politicos,onde temos de tolerar o eleito,por no minimo,um prazo de 04 anos.
Escandalos,mau uso do dinheiro público,perseguições politicas,e mais uma gama de problemas, fazem parte do curriculum,de certos politicos,que apesar de serem apontados como irresponsáveis,permanecem nos cargos,por mera tolerancia do poder judiciario e legislativo.
Sempre teremos a Branca de Neve e os Sete Anões,ou o Ali Babá e os 40 ladrões,ou quem sabe, outras sagas interessantes,até quem sabe, como o Lobo Mau,e Chapeuzinho Vermelho.Resta apenas a nós pobres mortais,descobrir quem esta do nosso lado. Lobo mau ou Chapeuzinho vermelho.
Quando se tem,um lado forte,outro fraco,fica até mais fácil,descobrir que é o vilão,e que esta esperando ou levando vantagens. Mas quando a briga é de cachorro grande,até para imaginar quem esta ganhando ,quem esta perdendo,ou no previsivel, empate. Em João Monlevade,o debate entre a imprensa local (Jornais Bom Dia e A Noticia),deixam de informar e passam a se digladiar através de suas colunas. Ora, o leitor e o eleitor,que nada teem a ver com o caso,permanece sem conhecimentos,uma vez que os ideais são eliminados através das brigas politicas.
A imprensa,quer seja falada, escrita ou divulgada por profissionais credenciados tende a informar a população,corretamente os seus direitos,sem a necessidade de marketeiros irresponsaveis.
Vamos acreditar,que as mudanças propostas pelos orgãos de imprensa, monlevades