Total de visualizações de página

31 de janeiro de 2011

RADICALISMO...

Coisa dificil de se conviver. Se o cara nunca teve qualquer opção religiosa, e passa a ser ``Pastor´´,acha que todo mundo tem a obrigação de segui-lo, mesmo que o cidadão não se importa em se salvar.
Na politica, no futebol, não se foge á regra. Nenhum torcedor de um time, admite na derrota,que o adversario jogou melhor;principalmente em casos de clássicos.
Mas é na politica, que o bicho pega de verdade.Talvez seja pela renda, e poder que se unem,mas o certo é que ninguém,quer largar o osso.Todos os ex-presidentes,com exceção de FHC, que com medo de se expor, não se candidatou a nada, voltaram ao Legislativo. Sarney, Collor, Itamar,voltaram ao poder.Nos Estados e Municipios, não é diferente.Ex- Governador vira Deputado, ex-Prefeito vira vereador,e assim por diante.
Evidentemente, que em qualquer cargo de direção,que o cidadão exerça,ele promove mudanças,no intuito de beneficiar os seus comandados;e estas mudanças invariavélmente,vão agradar alguns,e desagradar outros, principalmente,se houver cortes de beneficios.È o caso do FHC,com as privatizações, e do LULA, com o assistencialismo.Mas também o caso do FHC,com o fortalecimento da moeda,e do LULA, com a ´´venda´´ ao exterior, do país,tornando-o conhecido,e candidato a potencia.
No caso dos municipios,com renda menor, é feita uma estrutura de campanha,visando o projeto de maior relevancia para a cidade.No caso de Alvinópolis, o Prefeito atual optou pela area de saude,enquanto o seu antessessor,trabalhou outros projetos,como a Praça São Sebastião, hoje criticada,mas na época aplaudida.Já houve prefeito em uma cidade onde morei, que o seu projeto de maior relevancia,foi manter os passeios publicos em bom estado(a prefeitura fez e reformou todos)e a pintura com cal, dos mesmos.
Mas com relação ao Radicalismo,interessante seria o partidário de alguma agremiação,quer seja religiosa,esportiva, ou politica, divulgar com enfase, áquilo que possui de melhor em seu credo,sem criticar os demais.A divulgação dos projetos e realizações, ao meu ver vão contribuir muito mais para o crescimento da entidade,do que as criticas constantes ao adversário. Fora o Radicalismo.

24 de janeiro de 2011

PRIORIDADES

Temos de eleger prioridades em nossa vida pessoal;mesmo porque o salário que recebemos, por maior que seja, em nenhum momento vai satisfazer o nosso sonho de consumo. Temos de definir o que gastar com os investimentos, uma vez que o custeio terá de ser mantido.
Entendo que nas empresas e na Administração Pública, o exercicio tem de ser o mesmo.O dinheiro do custeio têm de ser definido,e o que sobrar será investido. O custeio, no caso das pessoas, será a alimentação,o vestuario,saúde, escola dos filhos, hoje em dia, até a faculdade,sendo a Pós Graduação,bem como o Mestrado e o Doutourado,um investimento. No caso das Empresas, a manutenção do maquinário, dos prédios,o custo dos funcionários,etc, etc. Investimento,seria a quisição de novas máquinas, novos prédios.
Ao Poder Público,cabe definir também as prioridades,sem contudo misturar investimentos e custeio. Se for construir uma nova avenida, um novo prédio,adquirir veiculos,desde que o orçamento comporte,os investimentos serão muito bem vindos. Mas deixar de consertar o que estragou (custeio),e ainda criticar quem fez a obra,é digno de quem desconhece de administração.
Não interessa a ninguém saber quem fez,ou se fez errado,ou de má forma.Interessa sim, que o atual administrador use os recursos do custeio,já definidos em orçamento, para a manutenção. O caso da Avenida Antonio Carlos, em Alvinópolis,se encaixa muito bem,nas palavras acima.
Quanto a construir uma nova Praça São Sebastião,talvez seja melhor passar á iniciativa privada,que poderá revitaliza-la,e utiliza-la, como fonte de receitas, por um periodo pré determinado. Aliás, a praça frequentemente é utilizada por empresas...
Quanto a reforma do Hospital,o trabalho do administrador foi muito bom, em conseguir os recursos necessários, mas recursos para o término do Ginásio Coberto,também poderão ser conseguidos através do Ministério dos Esportes, da Rodoviária, através do Ministério da Cidadania, e da Cadeia Pública, através da Secretaria de Segurança Pública. Evidente, que faz se necessário uma união dos politicos, em pról da cidade, o que não falta ao Prefeito de Alvinópolis, pois tem nada menos que dois ex-prefeitos atuando no Legislativo,e que estão no mesmo partido.
Faltam dois anos,e a cidade pode virar um canteiro de obras.Basta somar, e buscar os investimentos, sem esquecer o Custeio...

9 de janeiro de 2011

MAU EXEMPLO

Como todo Alvinopolense,fico sempre torcendo pelas boas noticias da cidade.Quem sabe algum dia,vamos ter um aluno destaque,ganhando premio das mãos da Presidente da Republica, ou vamos ter um projeto municipal, ou de alguma ONG local sendo destaque no cenário nacional.Sonhos...
Sonhos, que não querem acordar. Uma cidade pequena com grandes talentos,pode sim, aparecer no cenário nacional, quer seja na música, na poesia,na literatura,até no teatro que há muito está esquecido na cidade.
Mas, eu continuo sonhando. Quem sabe uma destas dezenas de bandas, ou grupos musicais da cidade, consigam gravar uma faixa em um CD, que venha despertar interesse na mídia nacional ?
Quem sabe o espirito do Carlos Drumond de Andrade,não passe pela cidade,e faça desenvolver a literatura,e mestres da poesia local,para a estréia em um cenário mais amplo,divulgando a cidade como um grande berço cultural. Tudo pode acontecer. Alvinópolis sempre foi destaque na area cultural, nos tempos do Pe. Jairo, o teatro funcionava a todo vapor.A Banda Sto Antonio,teve como maestro e compositor, o grande Zózimo, e na literatura, o José Afranio foi destaque regional e nacional.
Infelizmente,os destaques positivos,sumiram ou adormeceram,e os destaques negativos tomaram conta do noticiario da cidade.Falam de prestação de contas de prefeitos anteriores,que não foram aprovadas,falam do índice de criminalidade que cresceu assustadoramente na pequena cidade,falam de obras importantes,que não são priorizadas pela Administração Pública Municipal, enfim, a cidade esqueceu os músicos,poetas,literarios, pensadores, e passou a conviver com a classe politica, que infelizmente,não é destaque positivo na maioria das cidades.E para complementar este pensamento, hoje foi publicado pelo jornal Estado de Minas,matéria referente a administração do hoje Deputado Federal, BERNARDO SANTANA, á frente da Rima Industrial S/A,citando falta de pagamentos de tributos,uso indevido de carvão vegetal (Mata nativa),e ainda o recebimento de algumas importancias dúvidosas. Não me compete analisar a Administração do Sr Bernardo Santana, apenas cito as informações públicadas no jornal, desta data (09/01/2011),porém fiquei triste,quando alguém me perguntou... o Bernardo é filho do Santana, lá de Alvinópolis ?

4 de janeiro de 2011

INVESTIMENTOS,BENEFICIOS SOCIAIS

O Presidente do INSS,disse a poucos dias que a entidade vai abrir agencias em todas as cidades com mais de 20.000 habitantes.O Governo Federal também informou que vai fazer investimentos em educação,nas cidades com mais de 50.000 habitantes. Parece, que cidades com menos de 20.000 habitantes, não são consideradas nem como cidades, e as de população inferior a 50.000 habitantes, não necessitam de investimentos.
Ora,temos em todas as cidades, pessoas necessitadas dos investimentos, e de infra estrutura,e compete aos administradores mostrarem as necessidades de seus municipes. Uma pessoa viajando 100,150 Km por dia,somente para fazer um Curso Superior,nos dias atuais é inadmissivel.Temos cidades com excesso de Faculdades,e até falta de alunos,em detrimento a outras que necessitam apenas de 01 ou dois cursos superiores, talvez até profissionalizantes,resolveriam o problema.
Quanto a prestação de serviços,penso que uma Agencia do INSS,agregando 03 ou 04 cidades,seria melhor do que instalar agencias em cidades com mais de 20.000 habitantes.Vão existir agencias muito próximas em alguns locais, e outras muito distantes,quando a maior concentração de cidades com poucos habitantes for muito grande.
Outra coisa interessante,é a agencia do Minas Facil,que deveria existir em todas as cidades,principalmente as detentoras de comarcas.Todos os assuntos que auxiliam comerciantes,micro-empresarios,registros nas juntas comerciais,solicitação de cnpj,resolvidos em um único lugar, hoje também restritoá cidades grandes.Até o Sesc, Senai,e seus cursos, dificilmente chegam ás pequenas cidades.
Como tenho interesse em falar de Alvinópolis, fico pensando... como fazer a cidade chegar aos 20.000 habitantes,para se beneficiar de alguns programas.Principalmente,e considerando que a cidade diminuiu de tamanho no último censo.Será que com abertura de loteamentos na cidade, podemos aumentar o número de habitantes ?, será que por falta de residencias a cidade não cresce ? Será, que algum incentivo público,poderia fazer aumentar a população da cidade ? Algumas cidades também perderam população,mas em sua maioria,são cidades sem industrias,sem infra-estrutura,.Penso que podemos fixar mais habitantes na cidade.Se considerar,que até pouco tempo,não existia o Bairro Souza, O Bairro do Asilo(Manoel Puig)o Bairro do Cruzeiro,o Bairro Magalhães,hoje totalmente habitados, podemos ter outros bairros a serem criados,com um pouco de ajuda do poder público.
Quem sabe,com uma população maior,vamos ter mais beneficios, a começar pela distribuição do Icm s,que é feito baseando-se na população local. Politicos, administradores,empresários, podemos pensar no futuro,e um pouco na cidade que vivemos, e amamos.