Total de visualizações de página

6 de fevereiro de 2014

Rei Momo

Aqui, chegaram a contratar, a Margareth Menezes, e um Grupo de pagode, pela bagatela de R$ 500.000,00. Isto mesmo, apenas dois Shows por 500.000,00.Não deu outra...A revolta da população,com as ruas esburacadas,com a falta de médicos nos Psfs,falta de medicamentos na farmácia básica, e algumas coisitas mais...isto mesmo... coisitas administrativas....fizeram os responsáveis pelo evento carnavalesco, voltar atrás,e agora só se fala em prestigiar as bandas da cidade,que custarão pouco mais de 10% do valor orçado.

Não sou contra os shows pagos pelo poder público... desde que não esqueçam que temos outras prioridades, como educação, saúde,saneamento básico, ruas asfaltadas, etc, etc.No caso de shows, ainda vem a pergunta...será que alguém estava ganhando comissões em contratos tão altos? Penso que investir em turismo,pode até render bons dividendos,mas a nossa região tem potencial turístico? Pelo que sei até a Estrada Real,passa bem longe dos municipios da nossa região, a não ser em Ouro Preto, Ouro Branco,que as estradas já foram até revitalizadas, e possuem vários marcos da estrada real.

Penso que retorno financeiro para cidades como Itabira, Monlevade e Alvinópolis,considerando o turismo, é ZERO. Aliás, para os donos de botecos quanto melhor o show, melhor a arrecadação,mas considerando que os mesmos dificilmente patrocinam alguma coisa, não merecem que toda a população pague para que alguns sortudos tenham o privilégio de arrecadar,enquanto faltam verbas para a saúde, educação,segurança pública, etc, etc.As festas se forem feitas com artistas locais, terão um custo bem menor,e ainda os recursos pagos, vão ficar na cidade.

Podemos voltar á década de 1970, quando o carnaval era feito pelos clubes.No caso específico de Alvinópolis, os carros alegóricos feitos pelo Alvinopolense, Industrial, Original, tinham alguma ajuda Municipal, mas os Bailes carnavalescos eram pagos por quem quisesse participar. Nada de anormal. Quem gosta de carnaval, compra o seu bilhete para um dia, dois, ou para todo o período e vai se divertir com toda segurança, em um ambiente,que não atrapalha o trânsito,nem o vaivém das pessoas,e ainda não beneficia quem nada paga pela festa, uma vez que os clubes vão vender bebidas e salgados,para custear as despesas.

Já ajudamos muito, a quem precisa do Bolsa Família,a quem precisa estudar em escolas e universidades públicas, a quem precisa do SUS,até a alguns países nós somos chamados a participar com a ajuda de parte de nossa renda. Será, que ainda temos a obrigação de pagar festas que a gente muitas vezes não participa e nem interesse tem de participar?

4 de fevereiro de 2014

Uma cidade Emergente...

As últimas administrações municipais em Alvinópolis,deixaram muito a desejar.E os eleitores, muitas vezes reféns dos candidatos,passaram a elogiar apenas algumas obras eleitoreiras dos candidatos,e esqueceram  das necessidades da cidade e até dos serviços sociais necessários a uma administração municipal. A reforma do prédio do hospital  foi sem sombra de dúvidas um marco da administração ``Galo Indio``.Mas, e daì ? Como vamos manter os serviços necessários?  Ao que parece não existe nenhum convenio intermunicipal que viabilize  os serviços de Mamografia, Diálise, e até outras opções complexas .Ou seja, o Hospital, apesar de ser totalmente reformado, ainda mantém os mesmos serviços prestados anteriormente.

Algumas administrações anteriores, mantiveram os pagamentos de funcionários e fornecedores, em dia,mas não acrescentaram nada aos 04 anos de mandato. Vereadores Alvinopolenses também permanecem no anonimato,por décadas, aguardando apenas o final do mês para colocar a mão nos vencimentos.Infelizmente, não é uma prioridade de Alvinópolis:Na maioria das cidades os projetos de muitos vereadores, se restringem aos projetos de cidadania honorária ás pessoas amigas.

Quando falo de administração, penso que um prefeito eleito pelo povo, não deveria se restringir apenas aos recursos arrecadados pelo município,e nem aos repasses efetuados pelo estado e união; mesmo porque o prefeito como administrador, é remunerado para exercer as funções de gerente... e como tal, deveria buscar os recursos necessários pra os seus projetos municipais.   Muito fácil sentar em uma cadeira, e somente administrar os recursos existentes. Isto qualquer um faria.

Mas como disse anteriormente, uma das coisas mais importantes, não é construir, mas viabilizar este projeto de construção. Em Alvinòpolis temos um ginásio poliesportivo inacabado, uma unidade destinada a abrigar  delegacias de policia e o destacamento da policia militar  sem os objetivos propostos, uma prefeitura, cujo prédio está a merecer reformas imediatas, ruas esburacadas,um cemitério,que não comporta mais ninguém, inexistencia de uma infra-estrutura básica,como uma agencia do inss um posto da receita federal; Um matadouro Frigorifico,onde as carnes poderiam ser inspecionadas; ou seja pequenas coisas que fariam  de uma adinistração um marco na história alvinopolense.