Total de visualizações de página

20 de março de 2010

CONJUNTO ARQUITETONICO

Vários imoveis foram destruidos em Alvinópolis,para dar lugar a novas construções,e até para criar mais um lote, vago.A serraria do Sr André,o cinema do Miltinho,entre outras no centro da cidade,e alguns imoveis da parte alta da cidade,como o cinema,a cadeia pública,o casarão da subida da matriz.
Felizmente,foram preservados alguns imoveis,como o Prédio que abriga a Câmara Municipal,o da Fundação Bio Extratus,e outros cujos moradores se dispuseram a conservar.
Mesmo existindo leis que beneficiam os municipios,onde estão localizados construções que devam ser preservadas,o que se vê em várias cidades,e também em Alvinópolis,é a falta de incentivo para tal.
Leis que punem os proprietários, existem aos montões;mas que obrigam os orgãos municipais a dar assessoria e até condições financeiras para a manutenção destes imoveis, muitas vezes deficitários, inexistem.
Os beneficios existentes, pela preservação do patrimonio histórico,são recebidos pela Prefeitura Municipal,que ao meu ver,deveria ser repassado aos proprietários de imoveis,visando sua preservação.
Construções antigas,como o Sobrado dos Vieira (neguinho),o casarão em frente a casa de Nicolau de Da.Vivina,O sobrado em frente a casa de dona YaYá,entre outros,merecem atenção especial do Poder Público.
A população Alvinopolense,têm de se mobilizar,para a preservação de sua história,aliás,como fazia a saudosa NiNita, da Rua de Cima.
Para buscar recursos,vamos sugerir a atual Administração Municipal,mais interesse pela cidade.Vi recentemente,o interesse da Vale,em construir uma Siderurgica em Minas, e o Prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, saiu na frente,entrevistando um alto funcionário da Mineradora,e questionando,talvez oferecendo alternativas para a viabilização do empreendimento,no seu Municipio. Administradores existem para buscar o crescimento e viabilidade economica de uma empresa, orgão, e Municipio,Estado,etc.E o Prefeito de Alvinópolis,tem, de participar da contenda,mesmo enfrentando prefeitos de peso, como João Izael, Timbira,Nozinho,Abade,etc;etc.
AVANTE ALVINÓPOLIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário