Total de visualizações de página

16 de janeiro de 2010

MULA SEM CABEÇA....

Mula sem Cabeça,é mais uma criatura fólclorica,a exemplo de Saci Perere,Negrinho do Pastoreio,entre outros,de várias partes do Brasil. Mas no meu tempo de criança,esta figura fólclorica ajudou meus pais, a me colocarem em casa mais cedo, principalmente na Quaresma.
Nas Quartas e Sextas feiras então, era o dia do bicho,incluindo a quarta de cinzas,no final do carnaval. Havia vizinhos, que juravam de pés juntos ,que haviam visto tal animal.
Como sempre morei na Rua Fonseca,a pracinha em frente ao Ledes, era o alvo principal da Mulinha.A praça não tinha nenhuma infra-estrutura, apenas um campinho de grama, onde aliás nunca vi o Tom João jogando; mas tinha algumas peladas com Nonô Gatão, Josias de Sô Raimundo de Juca,Serrão,entre outros, muitos já estão no time de São Pedro.
A Mula,não tinha cabeça, mas atacava qualquer um que passasse pela rua,e até mesmo,quem abrisse a janela para averiguar tal fato.
Não se tem noticia de nenhum ataque da Mula,nem de ninguem que abrisse a janela para verificar a sua autenticidade,mas várias pessoas afirmavam a existencia da Mula,e que a tal hora da madrugada ela estava presente,relinchando,batendo os pés, e pasmen, até pastando.
Isto para min,sempre foi um jeito facil de aliciar,principalmente as crianças,mas quem poderia questionar com os adultos áquela época ?
Com medo da Mula, é claro,antes das dez , eu já estava em casa . Diferentemente da juventude dos dias atuais,que chegam em casa por volta das seis da manhã,e na maioria das vezes nem explicam onde passaram a noite . Hoje vejo vários pais culpando a sociedade,as festas
ás drogas,e quem sabe lá o que,por seus filhos chegarem em casa tarde e sem explicações.Infelizmente os tempos mudaram.Hoje em dia,histórias de Mula sem cabeça, Saci Perere,e outros não funcionam. Temos de nos adaptar,e conseguir a confiança de nossos filhos,para que o que façam,sejam transparentes,e assim permitir nosso acompanhamento.
Devemos também ser transparentes,para sermos confiaveis,e somente assim vamos descobrir o que realmente os mesmos fazem.
No caso da Mula sem Cabeça,recebi até orientação,que em caso de dúvida,bastaria abrir a janela,jogar um pedaço de um terço(terço de oração católica),que a Mulinha amanhecia contando áquelas contas, até conseguir preencher um Rosário(também da Igreja católica).
Como não se tem noticia que alguém fez,ou conseguiu tal proeza,restou,no meu tempo acreditar na trágica estória. Hoje temos de mudar os conceitos.e Sem Mulas,Sacis,Negrinhos e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário