Total de visualizações de página

18 de setembro de 2010

SENSATO

CAMPANHAS POLITICAS, SÓ EXISTEM PARA RELEMBRAR O INCAUTO ELEITOR DE PROMESSAS DE CAMPANHAS ANTERIORES, OU DE PROJETOS FUTUROS,QUE NUNCA SÃO CUMPRIDOS.CANDIDATOS A DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS,E CANDIDATOS A SENADORES,JURANDO QUE VÃO TRABALHAR PELO SEU ESTADO,PELOS SEUS MUNICIPIOS,E ATÉ POR MELHORA EM BAIRROS,CONSEGUEM,MUITAS DAS VEZES ILUDIR O POBRE DO ELEITOR,E SUGAR O SEU VOTO.
PURA ENGANAÇÃO. NENHUM DEPUTADO ESTADUAL,FEDERAL OU SENADOR,TEM PODER PARA EXECUTAR QUALQUER OBRA,POR MENOR QUE SEJA. O ÚNICO PODER DESTES CANDIDATOS, É MENTIR PARA OS ELEITORES, ÁS VEZES ANALFABETOS POLITICAMENTE. O PODER PARA EXECUÇÃO DAS OBRAS PERTENCE UNICA E EXCLUSIVAMENTE AO PODER EXECUTIVO,OU SEJA AO PREFEITO,GOVERNADOR,E PRESIDENTE DA REPUBLICA.ESPORADICAMENTE,PODE ACONTECER DE ALGUM DETENTOR DE CARGO PUBLICO,DA AREA LEGISLATIVA,CONSEGUIR REALIZAR SEU SONHO;MAS ISTO É RARO.
INFELIZMENTE,SOMOS ENGANADOS POR CANDIDATOS,E MAIS AINDA,POR VELHAS RAPOSAS.RECEBI UMA CORRESPONDENCIA DO BONIFÁCIO ANDRADA,ME CHAMANDO DE AMIGO,E PROMETENDO N COISAS,PARA A MINHA CIDADE,QUE ELE JULGA SER ITABIRA.VI TAMBÉM UMA ENTREVISTA, NO ALVINEWS,COM UM FILHO DA VELHA RAPOSA JOSE SANTANA DE VASCONCELOS,ONDE O MESMO PROMETE MELHORAMENTOS E PROGRESSOS PARA MAIS DE 100 CIDADES... OU SEJA, UM VERDADEIRO PARAQUEDISTA...SE COLAR, COLOU.....NÃO DÁ MAIS PARA VOTAR EM CANDIDATOS,MESMO PORQUE,SOMENTE OS MENTIROSOS, SÃO ELEITOS. OS QUE NADA PROMETEM,DIFICILMENTE SÃO ELEITOS PARA OS CARGOS A QUE SE PROPOEM.RECEBI TAMBÉM UM FOLDER, ONDE O PARAQUEDISTA MAURI TORRES,ENUMERA COMO DE SUA RESPONSABILIDADE, A CONCLUSÃO DE TODAS AS OBRAS REALIZADAS EM ITABIRA. NÃO DÁ MAIS PARA ACREDITAR NESTA CLASSE.
PENSO, QUE SE FIZESSE A REFORMA ELEITORAL,ONDE OS PARTIDOS SERIAM OS DETENTORES DE VOTOS, E NÃO OS CANDIDATOS,PODERIA CRIAR UMA MAIOR RESPONSABILIDADE PARA COM AS PESSOAS,SEUS MUNICIPIOS,ESTADOS E PARA A ADMINISTRAÇÃO FEDERAL.
NÃO SEI, QUEM SÃO OS CANDIDATOS APOIADOS PELO GALO INDIO,NEM PELO JOÃO IZAEL, AQUI DE ITABIRA,MAS VEJO COM BONS OLHOS, ESTAS ADMINISTRAÇÕES,QUE BUSCAM RECURSOS REPRESENTANDO A CIDADE,APENAS COM A CORAGEM, E ASSESSORES MUNICIPAIS.ESTA TESE, DE QUE TODA CIDADE NECESSITA DE UM DEPUTADO,QUER SEJA ESTADUAL OU FEDERAL,DESTINA-SE A PREFEITOS ANALFABETOS,QUE DESCONHECEM OS DIREITOS DOS CIDADÃOS COMANDADOS PELOS MESMOS.NO CASO DO PREFEITO DE ALVINÓPOLIS,E AQUI DE ITABIRA,ESTES POLITICOS,SÃO TOTALMENTE DISPENSAVEIS,UMA VEZ QUE OS EXECUTIVOS CONVERSAM DIRETAMENTE COM EXECUTIVOS DO ALTO ESCALÃO.
DEVERIAM, SIM OS NOBRES VEREADORES,DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS,E SENADORES,OCUPAR-SE DAQUILO QUE REALMENTE SÃO DE SUA RESPONSABILIDADE,OU SEJA FISCALIZAR OS PODERES EXECUTIVOS, EM TODOS OS AMBITOS,E NUNCA BUSCAR PARA SI, REALIZAÇÕES QUE NÃO SÃO DE SUA AUTORIA..ATÉ QUE ISTO ACONTEÇA, TEREMOS QUE TRABALHAR PARA MUDAR CONCEITOS,DOS ELEITORES,POIS COM ESTE PODER DE PERSUAÇÃO QUE ESTES POLITICOS POSSUEM UTILIZANDO ESTES ARGUMENTOS,SERÃO ELEITOS ATRAVÉS DE MENTIRAS CABELUDAS,E RETORNANDO DAQUI A 04 ANOS, COM AS MESMAS NOTICIAS.

9 de setembro de 2010

Eleitores X Eleitos

Coisas interessantes fazem parte da politica.Temos administrados,que passam anos a fio, reclamando das más administrações,quer sejam nos Executivos ou Legislativos.Mas nada fazemos,para mudar este quadro.Não conseguimos, nos unir, em pról de uma pessoa, ou melhor,de um candidato,talvez único,para termos chances reais de cobrar beneficios para a comunidade em que vivemos.Talvez não vamos conseguir eleger nenhum dos votados na cidade, haja visto o pequeno número de eleitores que temos em Alvinópolis.
Em cidades maiores, como Itabira, temos realmente inúmeros candidatos,para todos os cargos, inclusive para Senador,porém temos chances reais de eleger pelo menos um candidato,pois temos mais de 80.000 eleitores na cidade,o que não vai acontecer em cidades com numero reduzido de eleitores.
Os candidatos eleitos,sem dúvida nenhuma, farão uma ánalise de suas votações,e farão investimentos para a reeleição daqui a 04 anos,nas cidades e regiões, onde foram os mais votados.Distribuir os votos da pequena ALVINÓPOLIS, em inúmeros candidatos, é sem dúvida, dar Adeus aos beneficios que poderiam ser carreados para a cidade.Sem nenhuma dúvida, temos paraquedistas em todo lugar, Newton Cardoso,Gustavo Perrela, entre outros, que nunca participaram das administrações públicas da cidade,em época de eleição, aparecem para conquistar votos.
Penso que Alvinópolis,e algumas outras cidades do mesmo porte,não vão apoiar um candidato único,porém, deveriam dividir os votos em no máximo 03 candidatos,pois somente assim teriamos um maior concentração dos votos,e um maior comprometimento dos eleitos. Mas, como em politica, tanto os eleitores, quanto os eleitos, só buscam a realização pessoal, as pessoas comprometidas com a cidade, deixam de existir, em função dos mercenários do poder.Quem sabe, algum dia a gente acorda,e passe a viver os problemas das cidades, dos cidadãos,dos nossos irmãos menos favorecidos, e esquecendo as nossas realizações pessoais,vamos pensar na coletividade.

5 de setembro de 2010

Avaliações politicas...

Uma das grandes realizações do ser humano,é poder expressar o seu sentimento,diferentemente dos animais,que se digladiam por seu espaço,e chegam aos extremos para delimitar seu território.No caso do ser humano,temos opções de escolha,podemos ser partidários de A, B,C, ou qualquer outra letra do nosso alfabeto, sem necessidade de demarcar o nosso território através de lutas e até mortes dos concorrentes.
Mas, apesar desta liberdade, buscamos incessantemente a escravidão.Sempre, nos aliamos a politicos majoritários,quer sejam da situação, ou oposição,e rejeitamos qualquer beneficio comunitário realizado em pról da nossa raça.Infelizmente, por nos julgar escravos,sempre adotamos o slogam do nosso chefe, em detrimento as mensagens dos nossos concorrentes.
Visualizar boas noticias, boas realizações,bons projetos, em nossos concorrentes,tornam-se inimizades perante nossos chefes.
Penso, que somos ou nos tornamos alienados,por vários motivos.Alguns, até justificavéis, como fazer parte da familia de um politico,onde não teremos outra opção, a não ser apóia-lo.Mas quando temos opção, não deveriamos vender o nosso voto,a qualquer preço,e sim avaliando a performance do politico,quer seja da oposição ou situação.Infelizmente,alguns politicos, acertadamente, fazem politica para o povo,e deixam de ser merecedores do nosso voto, porque deixaram de fazer politica a nosso favor. Na era dos ditadores,do Sarney, de FHC, fomos advertidos com a frase corrente, de FAÇAM O QUE DIGO, MAS NÃO FAçam o que faço. Tais como aposentar-se aos 48 anos de idade. o Bom da democrácia, é a nossa independencia de avaliar o melhor para nós, para a nossa cidade,nosso estado e nosso país. Infelizmente alguns politicos confundem a iniciativa privada com iniciativas publicas.
No caso especifico,da iniciativa privada,pode até haver certa pressão, por algum candidato,o que é normal, pois o chefe, assim determinou.Mas no caso da iniciativa pública nunca deveria haver pressão,pois o responsavel pelo setor empregaticio, é o povo, e não o partido politico, que está no governo.Deveriamos nos tornar responsaveis pelas nossas sugestões partidárias,pois temos dominio sobre parte de eleitores,basicamente os não alfabetizados eleitoralmente.Não podemos jamais omitir,sobre determinado candidato,devemos sim, buscar conhecimento sobre ambos,para poder informar melhor,caso seja de nosso interesse,a avaliação.
Contudo, tenho a acrescentar, que DILMA NÃO É LULA,ANASTASIA NÃO É AÉCIO,E OS DEMAIS CANDIDATOS, APESAR DA SEMELHANÇA.

3 de setembro de 2010

Viagem no tempo....

Não existe quase nada,relativo ás pessoas e casas que existiam na Rua Fonseca, em meu tempo de infancia. A velha casa de Zé Tote e o açougue do Sr Joaquim Anastacio,se transformaram no prédio de Zezinho da Farmácia, e na casa aos fundos, da familia Magalhães. A casa e a alfaiataria do sr Raimundo de Juca,hoje,toda reformada, pertence ao Ledes Cotta. A casa de Dª Calú, ou melhor de Sá Calù,como era conhecida,pertence a viuva de Danilo Morais,e assim por diante...destruiram a casa do sr João Ferreira,para virar rua, a casa do Sr Pedro Domingues,o Sobrado do Zé Ribeiro,a Casa e Venda de Zé Linhares e do Niquinho,a casa de Dona Benigna,etc,etc...
A rua que era de terra batida,cheia de poeira, por onde transitavam os velhos e cantantes carros de boi,hoje é asfaltada, interligando com o único trecho asfaltado daquela época,que iniciava-se na esquina da rua do Hospital,em frente á casa do Dr Pedro Domingues,pai do Sr Nilo Vieira, e terminava em frente a atual Agencia do Banco do Brasil, antigo cinema do Sr Miltinho.
Tinhamos, na sequencia, a volta funda,onde existia uma biquinha de água,em frente ao colégio Candido Gomes.Algum tempo depois,aterraram,e construiram a continuação da Rua Monsenhor Bicalho.A Construtora Paulo Simoni,fez o trabalho de abertura da Rua,que ligava a cidade à Fabrica de Tecidos.Tudo em terra batida.Para ir á Igreja Matriz,na minha primeira comunhão,passei por um grande atoleiro,no antigo Caminho de Cima, hoje Rua Magalhães Pinto.
Penso que o progresso da cidade, poderia ser muito mais explorado,não fosse os candidatos derrotados,e que ás vezes possuiam grande poder junto ás Administrações Estaduais e Federais,para barrar conquistas dos politicos eleitos.Alvinópolis teve pessoas ilustres,tanto na situação,quanto na oposição. Nilo Vieira do PTB, Djalma de Morais da UDN,participaram de uma grande campanha politica.Dr Mario França,adversário politico do não menos famoso, Sr Jerônimo. Politico, que conseguia o que queria,junto aos poderes estaduais e federais.
Hoje, pelas noticias do Alvinews,vejo que as mazelas politicas, ainda existem,e com grande força. Ninguém consegue avaliar o sofrimento do povo, e a necessidade das pessoas,sem antes passar pela mesquinharia politica.Acho,que se a cidade ganhou um Mamografo, e um novo aparelho de raio X, a oposição, deveria divulgar,que se fosse eleita,traria para a cidade mais algum beneficio, talvez uma hemodiálise,ou outro beneficio que fosse julgado de grande importancia.Jamais denegrir a imagem de quem fez. Lógicamente, que não se espera da oposição, elogios a quem quer que seja da situação,mas penso que a maior virtude de um politico é procurar aumentar a satisfação dos seus eleitores,e quando eleito, dos administrados.
Um dos motivos, da grande incredulidade nos politicos,talvez seja por estes pensamentos retrógrados,que nunca criam nada, apenas criticam quem faz.Não é privilegio de Alvinópolis,este tipo de politico,mas poderia ser privilégio da cidade, a mudança de pensamento e atitude,e a busca constante de somar, ao invés de dividir.Quem sabe alguém, algum dia, acorde e a pequena Alvinópolis vire exemplo para o Pais.Oxalá os Deuses nos ouçam.