Total de visualizações de página

7 de março de 2009

Zico de Zé de Tote

Meu pai.......

Com saudades, lembro do sapateiro,confeccionando sapatos,botinas,e sobretudo consertando velhos calçados,que áquela época não tinham plasticos,colas,e ou outros produtos descartavéis.

Sapatos eram confeccionados com couro, sola,ás vezes pedações de pneu e sobretudo pregos e taxinhas,para fixação.Tinta e graxa davam o acabamento final.

Sapatos de quase toda familia alvinopolense, passaram pelas mãos do velho e inesquecivel Zico que com carinho restituia a beleza e conforto para os pés dos conterraneos.

Zico não nasceu em Alvinopolis, mas tinha em Alvinopolis sua terra natal,e quando se ausentava da cidade,mesmo que por pouco tempo,lamentava estar longe, e por várias vezes pediu que mesmo, distante,se viesse a morrer, teria de ser levado para o BAMBÚ, onde hoje repousa para sempre.

Com o advento de novas fábricas de calçados,o Oficio de Sapateiro passou a ter cada dia menos fregueses,e foi nessa época que Janjão, então comerciante local, sugeriu ao Zico que montasse um comercio de generos alimenticios,onde poderia ter mais rentabilidade,e oferecer mais tranquilidade á sua familia.

E ai foi o Zico, lá em Dom Silvério, e com aval do Janjão fez sua primeira compra para a inauguração da mercearia, que não durou dois dias. Quando chegou com a mercadoria, ouviu de seu pai Zé de Tote,que a concorrencia entre pai e filho era desleal,uma vez que o proprio Zé de Tote, já estava estabelecido com mercearia,na esquina da rua fonseca com a rua do hospital.

Zico então repassou toda a mercadoria para o Zé Ribeiro,e voltou ao oficio de sapateiro.

Somente após o seu pai fechar o comercio,e mudar para a baixada,é que ele veio a se estabelecer de novo no ramo e oferecer um padrão de vida melhor para sua familia.

Nunca abandonou seus principios de religiosidade,indo á missa todos os domingos, o seu time do coração, o Alvinopolense, e a cidade que adotou como sua cidade natal.

Saudades foi a marca deixada,e Bambas do Gaspar, o legado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário