Total de visualizações de página

14 de setembro de 2013

Amizades/...

Congresso Nacional - Brasília FotosUma das coisas mais importantes em politica no Brasil, é o coorporativismo.Infelizmente as leis brasileiras ajudam em muito a formação de carteis visando a eleição de determinado candidato.As doações extremamente generosas para um candidato,em detrimento a outros, e até o famigerado caixa dois ainda persistem nas campanhs politicas brasileiras.Tanto nos ambitos federal,estadual ou municipais,a regra que prevalece é a mesma.Qualquer cidadão de bem,que se sentir capaz de almejar um cargo politico,será sumariamente eliminado, face aos grandes recursos destinados aos candidatos de ´´peso´´.Isto, em tese, não é democracia. Democracia, na palavra mais clara e objetiva, destina a todos, os mesmos direitos e obrigações, o que infelizmente não temos na politica brasileira. Considero a politica brasileira hoje, um cartel, ou seja, os lideres se reunem e determinam o que será feito em pról dos partidos e dos politicos, e que os eleitores se danem.

                                                                                                  O Congresso nacional, está votando, uma mini reforma partidária,que não atenderá os anseios da população, mas atenderá os partidos e politicos. Ora,elegemos politicos e consideramos até partidos,desde que trabalhem pela população,e nunca em causa própria,ou até por cooperativismo, como o caso especifico do Donadam.Empresas que financiam politicos jamais jogam dinheiro fora. Os financiamentos de campanha,são cobrados, e com juros dos financiados,que eleitos terão de repassar nossos impostos para os empresários, e assim, deixar de investir em obras e beneficios para os eleitores.Lógicamente que o compromisso do politico,terá de ser com o seu patrocinador, primeiro para pagar as despesas de campanha, e em segundo, para garantir financiamento em sua reeleição.

                                                                                                  Paralelamente, existe no congresso nacional,uma reinvidicação da sociedade, com aval de vários sindicatos e da Igreja Católica, solicitando o desmembramento das campanhas politicas dos empresários. Cada candidato teria financiamento somente do Tribunal Eleitoral,que destinaria certo valor, para todos os politicos, igualitariamente, e as contribuições recebidas, apenas de pessoas fisicas( Empresas não poderiam contribuir) não poderia nunca ultrapassar os 700,00, por CPF. Penso, que traria vários beneficios, inclusive para candidatos com boa expressão no mercado politico, mas com poucos recursos para os investimentos em campanhas.Esta medida traria um grande beneficio, principalmente, se aliada a um outro projeto, que proibe partidos de aluguel.

                                                                                                  Doravante um partido com pouca expressão, poderia lançar candidatos, apenas  aos cargos que julgasse capaz de competitividade, mas não poderia mais formar um grupo de coalizão, uma vez que iria sem sombra de dúvidas atrapalhar uma administração eleita pelo povo. Entende-se que um partido que apóia outro em determinado cargo, irá ditar normas,que mudarão por completo os planos de governo do outro partido vencedor; aliás, o mesmo recurso aplicado por empresas que financiam candidatos, e depois cobram a sua ´´ajuda´´.Caso tenhamos algumas mudanças, o que acredito que dificilmente aconteça, podemos começar a acreditar um pouco mais na independencia dos politicos brasileiros, ao invés de somente acreditarmos nas Amizades e no coorporativismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário