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29 de setembro de 2009

BR 381

Vivemos um momento de questionamentos intensos a respeito da BR 381.Apesar de outras noticias importantes no mundo,como a invasão da Embaixada Brasileira em Honduras,da provável eleição do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas,ou das vitórias do Galo,que o levarão sem dúvida ao titulo de Bi-Campeão Brasileiro.
Brincadeiras á parte,a BR 381, principalmente no trecho Bh-João Monlevade,é considerada Rodovia da Morte.Pelo seu traçado,totalmente ultrapassado,pelo aumento de veiculos,e pela imcompetencia dos governos em buscar,para a sociedade,o melhor em transporte.
Não temos ferrovias,o nosso transporte é feito somente por terra,ou melhor, por asfalto.
Na busca de alternativas,vários motoristas arriscam por caminhos até piores que a BR-381, como é hoje o caso da estrada que liga Itabira a Nova Era. Estreita,sem acostamento,construida pelo governo estadual apenas como intercambio entre as duas cidades,recebe um trafégo intenso,de caminhões que passam pelo vale do aço com destino a Bh,triangulo mineiro e São Paulo.Evitam passar por Bela Vista de Minas, João Monlevade e o trecho até São Gonçalo do Rio Abaixo,mas deparam com várias e inúmeraveis curvas no trecho e acabam provocando acidentes diáriamente.
Uma das alternativas (como disse o Marcos Martino em Cenários-Sempre puxando brasa para nossa sardinha-) seria a ligação asfáltica entre Vargem Linda e BHte, passando por Major Ezequiel, Santa Barbara,Barão de Cocais,Caeté,e finalmente Sabará já na grande BH.
Estrada esta, que foi locada originalmente,antes da Br-381.Considerando que não terá
nenhum impacto esta nova estrada,pois a 381 continuará funcionando normalmente,e haverá intercambio entre as duas BRs, ao longo do trecho,e a sequencia do trecho proposto,será a conclusão da BR-262,que a partir de João Monlevade,se funde com a Br381,até BH,e ainda terá um custo menor,pois poderá ter o seu traçado mais reto,e não criará obstáculos aos úsuarios da 381.
Também a duplicação proposta atualmente,manterá a estrada com as mesmas curvas existentes,e evidentemente que não amenizara em nada os acidentes que verificamos diáriamente na rodovia.
Politicamente, em todas as manifestações em pról da duplicação da Rodovia, não vi representantes de Alvinópolis,o que deixa a dúvida,se há interesse em duplicação,na construção de uma nova rodovia,ou se ´´do jeito que está tá bom´´.
Temos que participar,opinar,buscar apoio de nosso Deputado Federal(poucas cidades pequenas possuem representantes),trocar idéias e cobrar.Afinal representantes do povo como vereadores, prefeitos,deputados, têm responsabilidades com os eleitores.
Foram eleitos para isto.
Gostaria inclusive de ressaltar as palavras do vereador Dico Lavanca,sobre a necessidade de apurar as irregularidades cometidas pelo prefeito anterior.Isto mesmo Sr Dico, a camara existe para cobrar dos governantes, transparencia sobre administração pública.Afinal quem paga os Vereadores, o Prefeito,os Funcionários Mu- nicipais, é o povo,e a transparencia é essencial para verificação das administrações.
Quem sabe um jornal sobre as atividades da Cãmara,com distribuição gratuita á população,mudaria o conceito que os eleitores têm hoje do poder Legislativo.

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