Total de visualizações de página

19 de junho de 2010

FESTIVAL DA CANÇÃO

Fiquei emocionado quando li uma mensagem (recados no Alvinews), de uma pessoa,cujo vinculo com a cidade,refere-se somente a seus antepassados(avós),e que diz amar a cidade, e participa, ou deseja participar de todos os eventos da cidade,ás vezes como artista,ou como mero espectador.
Está no Alvinews, recado de uma pessoa de Cataguases,distante de Alvinopolis,e que se preocupa com a cidade, com os seus eventos culturais,com a divulgação dos eventos e da cidade,e ainda mais preocupado com a criação de um Sistema de divulgação dos eventos.
Recentemente, postei minha opinião a respeito da criação de uma Secretária de Cultura em Alvinópolis,e fui informado pelo Marcos Martino,que este assunto já havia sido discutido com o Prefeito Galo Indio,e pelos altos custos, seria inviável. Me calei. Mas continuo discordando.
Primeiro, porque penso que Cultura está ligada a Educação,e poderia apenas estender o nome, sendo Secretária de Educação e Cultura,com uma pessoa direcionada para os eventos culturais. Segundo,porque penso, que uma Secretária de Cultura, em qualquer cidade, é auto-sustentavel, tendo em vista os incentivos destinados ás empresas,que poderão ser repassados aos eventos culturais,e também a obrigatoriedade dos Governos, Federal, Estadual e Municipal, destinarem verbas para os eventos culturais. Além do mais,mesmo se não forem cobrados ingressos,o evento poderá ter placas publicitárias,a titulo de apoio cultural, aliás,o que fazem várias emissoras de rádios e tVs, por este país afora,e recebem por isso.
Em termos culturais, somente para informação, vou a São Gonçalo do Rio Abaixo, neste domingo para assistir um show do 14 Bis, e hoje está acontecendo o show com o Ed Mota,tudo patrocinado pelo Governo Estadual, ao incentivo cultural do Festival de Inverno da cidade.Entrada...0800...
Penso,que está faltando maior apoio politico, e principalmente da população Alvinopolense,que deixa de avaliar os eventos como divulgação da cidade, e os avalia somente como divulgação pessoal dos politicos que estão no poder. Será, que temos realmente Alvinopolenses que gostam da cidade,ou querem usar a cidade para apenas se auto promoverem?
Quem esta fora da cidade,Alvinopolenses ou não, que aprenderam a gostar da cidade,visualizam várias coisas, eventos, realizações,que acontecem em várias cidades do mesmo porte,e que se tornam impossiveis de realizar em Alvinópolis. Apesar de tudo isto, estou igual ao internauta, mensageiro de Cataguases...torço por grandes obras e realizações na cidade,tanto em eventos culturais,como em infra estrutura, aliás,que esta faltando na cidade.

2 comentários:

  1. Pois é, caro Gomes. Concordo com quase tudo que falou. Eu também penso que foi um fiasco o dia em que os governos optaram por separar educação e cultura.As duas pastas deveriam se irmanar. Sendo a educação o meio e muitas vezes a cultura, o conteúdo. Porém, não sei qual gênio administrativo, em algum ponto do passado que não consigo precisar, separou Educação e Cultura, naquele instante classificando a Educação como essencial e a cultura ficando relegada a um papel acessório. Pois bem. Talvez resida aí a baixa tolerância da população com eventos de um nível superior. Para que você tenha uma idéia, houve um show de Fernando Venturini em Monlevade, com entrada gratuita, com público de 350 pessoas. Se fosse um show sertanejo qualquer que fulano e beltrano, lotaria. Mas aí é que tá: o povo desacostumou-se com a chamada cultura reflexiva, com letras que fazem pensar, melodias e harmonias elaboradas. Aconteceu ainda que a cultura perdeu status de secretaria em quase todas as cidades. Em Monlevade, por exemplo, não existe secretaria de cultura, mas uma Fundação Casa de Cultura, que é atuante, mas não é secretaria. Ainda tem essa resistência toda das empresas em investir em cultura. Todos querem investir em eventos com grande retorno de público. Vai daí que não colocam dinheiro em eventos como o Festival. No caso de Alvinópolis então, nem se fala. Temos poucas empresas com capacidade real de investimento e algumas que poderiam investir não o fazem para não se envolver politicamente. Com isso, o Festival fica dependente da prefeitura. De qualquer maneira, Gomes. É preciso também exaltar o feito da cidade de conseguir fazer esse festival por tantos anos seguidos, apesar das dificuldades.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Marcos, boa noite...
    Concordo plenamente com voçê,em alguns aspectos.Quanto a cidade,digo, as administrações publicas conseguirem patrocinar 30 eventos de um festival da canção,aparentemente sem retorno de votos, é uma grande virtude,e uma demonstração de cultura dos administradores. Porém, necessario se faz implantar na população,o gosto pela cultura,o que se torna mais dificil,pois,como voçe disse,qualquer dupla sertaneja arranhando o portugues,consegue mais publico que Milton Nascimento,Fernando Brandt,e outros expoentes da musica popular.
    Já que o Governo Federal e o Estadual,destinam verbas para eventos, como citei o de São Gonçalo do Rio Abaixo,penso que compete aos administradores escolherem as opções de investimento. Ao invés de uma cavalgada, porque não o Festival da Canção ? Talvez, a cultura da população possa mudar,e as prioridades,serem outras.
    Contudo acho,que somente os administradores e os empresarios poderão criar um perfil diferente para a população,e talvez Moldá-los.
    Todos devem e podem tentar............

    ResponderExcluir